top of page

Três pilares do Karate: Kihon, Kata Kumite

Atualizado: 24 de jun. de 2021


Para falarmos do Karate temos de conhecer os três pilares que o sustentam, assim como a ordem de origem, Kihon, Kata, Kumite.

Sabendo que o Karate foi uma arte desenvolvida na sua essência para defesa pessoal! Este surgiu durante o século XVIII, época que as armas eram proibidas foram desenvolvidas técnicas de luta corpo a corpo sem utilização de armas, tendo sua origem ainda não muito esclarecedora, estudos apontam para China e até Índia!

Em blog anterior já falei de utensílios que os camponeses usavam no campo como armas de luta, sendo desenvolvido e criado outro estilo de Arte “KOBUDO”!

Sendo assim, chegamos à conclusão que a luta, no Karate chamada de KUMITE, foi o que nasceu primeiro.

Esta sendo um conjunto de técnicas, ataque e defesa, projeções, imobilizações entre outras, a variação das bases ou posições dependendo do solo mais ou menos inclinado, mais ou menos arenoso entre outros fatores surgiram as variação de estilos do Karate!

Tendo a necessidade de aperfeiçoar cada técnica, cada movimento, cada postura, melhorando a eficácia de cada golpe aplicado estes foram treinados separadamente, aí surgiu o KIHON……

Para que não esquecessem cada técnica, movimento e entender o que fazer em determinado momento de luta, estas teriam de ser guardadas de forma que pudessem ser treinadas em conjunto cada uma dando sequência à outra! A esse armazenamento de técnicas de Kombat deram o nome de KATA! Esta é a razão porque falamos que a essência do KARATE está no KATA!

A interpretação de cada movimento, técnica, base e o estudo dos pontos vitais a serem tocados, fazem com que o Karate se tenha transformado numa arte eficaz em qualquer situação de luta….

Para não perder o foco próximo blog falarei de algumas mudanças e transformações do KARATE na sua origem e o mais conhecido nos dias de hoje como KARATE DESPORTIVO!

Por: Sensei Castro

473 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page