Karate e seu lema

Por: José Castro

Há exemplos de outros países, enraizados em culturas que deveriam ser seguidas, não como uma cópia, mas como exemplo de desenvolvimento e crescimento.


O país que seguimos dentro do estudo do Karate é o Japão. Sendo um entre outros pertencendo ao grupo dos países orientais, chego a acreditar que o nome "ORIENTAL" não é apenas pela localização geográfica no GLOBO , mas também como exemplo de "ORIENTAÇÃO" aos Ocidentais!


Falando do Japão, a maioria das empresas, além de primarem pela atividade  física dos seu colaboradores, existe um lema ou mandamentos em cada uma delas que todos falam refletindo antes de iniciar o trabalho!



Quer dizer que, Lema a seguir ou Mandamentos, não é exclusivo do Karate!


Tendo em conta que  Karate não se limita às lutas com conquistas e derrotas, o foco é a formação do Caráter do  ser praticante!


O CARÁTER é das principais se não a maior riqueza que o HOMEM pode ter durante seu percurso na vida terrena!


Ser verdadeiro, correto ter SINCERIDADE no que transmite, ser confiante, e acreditar em tudo que se dedica a fazer, é fundamental para que outros o tenham como exemplo a seguir.


Ser gentil, cordial, educado, prestativo ajudando terceiros sem esperar algo em troca, resumindo em uma só palavra ETIQUETA (social) é algo que se transmite e cultivamos no Karate.


Nada na vida vem por acaso e muito menos com milagres. ESFORÇO, é a única forma de conseguir algo com dignidade, e com um sabor especial na conquista. Isso é aplicado em tudo do dia a dia! Não espere que alguém faça por vc, conquiste não desista até conseguir.


Karate na sua forma e treinamento de Arte Marcial, braços e pernas dos seus praticantes, são espadas e lanças, seu corpo calejado transformado em escudo, suportando ataques, é comparado a uma arma ambulante, seu CONTROLE emocional é muito importante estar bem lapidado para que não exploda em momentos de tenção! Qualquer ataque deferido pode ser mortal!


Quem pratica Artes Marciais na sua essência, é sereno, calmo que nem água em um lago, este só reage se for tocado...OSU


Grato pela leitura.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo